A computação em nuvem é uma das tecnologias que alcançam praticamente todas as atividades de uma empresa, inclusive suas relações comerciais. Isso torna a cloud uma das responsáveis pela possibilidade de criarmos uma cadeia end-to-end mais sustentável — ou seja, um conjunto de processos empresariais com diminuição dos impactos ambientais de ponta a ponta: criando o cloud sustentável.
Entenda de que forma a nuvem permite isso.
Redução de emissão de CO2
Um dos diferenciais da nuvem é sua capacidade de encolher a emissão de gases poluentes, como o CO2. Ao transferir sua infraestrutura de TI para um serviço de cloud, você adota um modelo que usa menos hardware e mais software na sua operação.
Um detalhe importante é que não se trata de transferir esse impacto para o servidor do fornecedor. O serviço permite a otimização do uso do espaço dos data centers, por exemplo, minimizando o desperdício de hardware nas empresas como um todo.
Otimização de recursos
Além do espaço, outros recursos também são otimizados pela utilização do cloud sustentável. O conceito de Infraestrutura como Serviço (IaaS), por exemplo, é uma estratégia pela qual a empresa constrói praticamente toda sua TI, tendo a cloud como alicerce principal. Basta ter acesso à Internet para usar as aplicações.
Nesse sentido, a redução do impacto é ainda maior do que em arquiteturas que abrangem apenas o armazenamento.
Economia de energia
Além de encolher o consumo energético internamente, a cloud sustentável representa um passo importante na adoção de energias sustentáveis. Por isso, vale a pena analisar a infraestrutura oferecida pelo fornecedor.
Diminuição de custos operacionais internos
Os custos operacionais são menores, assim como o impacto ambiental das suas atividades. Vale destacar que a cloud ainda torna sua empresa mais flexível, já que oferece uma infraestrutura escalável, pronta para se adequar às suas novas demandas.
Mais segurança no armazenamento
A segurança trazida pela digitalização possibilita a transferência da gestão de documentos para a nuvem e dispensa a necessidade de salas de arquivo. Do ponto de vista ambiental, é uma medida de grande valor, já que reduz a circulação de papel impresso e, consequentemente, o volume de lixo da empresa.
Como você pôde ver, a cloud sustentável é resultado de uma convergência de tecnologias e demandas da sociedade na qual vivemos. Essa mensagem vem ganhando cada vez mais força no mercado, exigindo que as empresas se posicionem. Promova essa inovação no seu ambiente de trabalho e conquiste os benefícios que a tecnologia e a responsabilidade ambiental têm a oferecer.
Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/
Blog originalmente publicado em Neogrid