Depois de muita expectativa, finalmente a Amazon AWS disponibiliza máquinas equipadas com chips M1.
No ano passado, a Amazon , pela primeira vez, disponibilizou instâncias de computação virtual (EC2) para desenvolvedores de macOS — até então, só era possível usar o serviço com sistemas baseados em Linux e Windows.
Para oferecer esse suporte, a empresa passou a utilizar Macs mini, o que possibilitou que usuários do Amazon Web Services (AWS) tivessem acesso a instâncias virtuais desenvolvidas a partir do computador da Maçã ao pagarem determinado valor por quantidade de tempo de serviço utilizado.
Até agora, no entanto, a Amazon só utilizava máquinas com chips Intel, tendo prometido disponibilizar suporte a instâncias baseadas em chips M1 para este ano.
A novidade demorou, mas finalmente chegou. A empresa anunciou ontem uma nova instância para desenvolvedores de aplicativos que precisam programar utilizando um sistema baseado em Apple Silicon.
Se você é um desenvolvedor de Mac e está rearquitetando seus aplicativos para que eles suportem nativamente Macs com Apple Silicon, agora pode desenvolver, testar seus aplicativos e aproveitar todos os benefícios da AWS. Desenvolvedores [de apps] para iPhone, iPad, Apple Watch e Apple TV também se beneficiarão de compilações mais rápidas agora que a AWS disponibilizou instâncias com chips M1.
De acordo com a Amazon, ao disponibilizar máquinas com chips M1, as instâncias do EC2 para Macs podem oferecer um desempenho até 60% superior em comparação às baseadas em chips Intel no que diz respeito a desenvolvimento de apps para iOS e macOS.
A Amazon ainda deixa claro que as instâncias EC2 não são máquinas virtuais, sendo executadas em servidores bare metal (servidores físicos dedicados), cada um deles hospedando um Mac mini.