Os executivos da Amazon delinearam planos de gastar muito para adicionar mais regiões e capacidade para seus negócios de nuvem Amazon Web Services (AWS), depois que a unidade registrou um crescimento de receita de 40% no quarto trimestre de 2021.
Durante o trimestre, as vendas líquidas da AWS saltaram para US$ 17,8 bilhões, um aumento anual de US$ 12,7 bilhões. O lucro operacional também subiu dois dígitos, aumentando 48%, para US$ 5,3 bilhões.
O CFO da Amazon, Brian Olsavsky, disse durante uma teleconferência de resultados que a AWS adicionou mais receita ano após ano no quarto trimestre “do que em qualquer trimestre de sua história”, acrescentando que a unidade é “agora um negócio de ratos de corrida anualizada de US$ 71 bilhões”. Isso se compara ao seu status como um negócio de taxa de execução de US$ 51 bilhões um ano atrás.
No Twitter, o fundador e analista-chefe da Moor Insights and Strategy, Patrick Moorhead, chamou a AWS de “caixa automático absoluto” e apontou que sua taxa de execução é agora mais que o dobro da Salesforce.
Olsavsky disse que a Amazon está planejando investir pesadamente para fornecer espaço para o crescimento da AWS, afirmando que “estamos adicionando regiões e capacidade para lidar com o uso que ainda excede o crescimento da receita nesse negócio”. Ele acrescentou que enquanto ainda está trabalhando em seus planos para 2022, “vemos o capex para infraestrutura subindo”.
Ao todo, o CFO disse que pouco menos de 40% dos gastos de capital da Amazon estão indo para infraestrutura, com a maior parte disso “alimentando a AWS”.
Atualmente, a AWS tem 84 zonas de disponibilidade em 26 regiões globais. Ela anunciou planos de lançar mais 24 zonas de disponibilidade e mais oito regiões nos próximos anos. Entre eles está a segunda região de infraestrutura da empresa no Canadá, que espera ser inaugurada no final de 2023 ou início de 2024. Ao todo, a Amazon disse que planeja gastar mais de US$ 17 bilhões até 2037 para construir e administrar ambas as regiões de nuvem no país.
A receita consolidada aumentou 10% ano a ano para US$ 137,4 bilhões, com lucro de US$ 14,3 bilhões acima dos US$ 7,2 bilhões do ano anterior. Olsavsky observou que o último número recebeu um aumento de US$ 11,8 bilhões do investimento da Amazon na Rivian Automotive, que teve uma oferta pública inicial em novembro.
O Synergy Research Group (SRG) estimou que a receita geral no mercado de nuvem atingiu US$ 50,5 bilhões no quarto trimestre, com a Amazon continuando a liderar com cerca de um terço da participação no mercado global. No entanto, o analista-chefe John Dinsdale disse em um comunicado que “a batalha pela participação de mercado está ficando mais interessante”, à medida que a Microsoft e o Google continuam a obter ganhos.
De acordo com dados da SRG, a participação de mercado da Microsoft cresceu constantemente nos últimos anos, subindo quase nove pontos percentuais entre o final de 2017 e o trimestre recente, atingindo 21%. Enquanto isso, a participação do Google aumentou de cerca de 6% para quase 10% no mesmo período. Por outro lado, a participação da Amazon permaneceu bastante consistente.
“A maré alta continua a levantar todos os barcos, mas alguns estão sendo levantados mais rapidamente do que outros”, concluiu Dinsdale.
Fonte: ipnews.com.br/amazon-planeja-expansao-da-nuvem-aws/