Armazenar dados é o ato de guardar uma informação em um dispositivo de mídia, que pode ser físico ou virtual, além de analógico ou digital, com o intuito de recuperar suas informações com segurança e resiliência.
Armazenamento em nuvem é o ato de guardar seus dados e informações num provedor terceirizado que será responsável em disponibilizar e manter a segurança dos mesmos.
Garantir que nenhuma informação será perdida e que a mesma estará disponível quando for necessária.
A delegação para um provedor de nuvem pública permite que seu time não precise se incomodar com trivialidades como, disponibilidade, espaço em disco, backups etc.
Todas as instituições de ensino geram quantidades incríveis de documentos, que precisam ter sua guarda por mais de décadas. Manter esses dados localmente, além de perigoso num caso de catástrofe, ocupam muito do tempo dos times de tecnologia da instituição. Ao delegar para um provedor de nuvem pública, a TI da instituição poderá se concentrar em serviços mais adequados as áreas de negócio.
E-Learning é a possibilidade de realizar um curso sem o contato direto com um professor, sendo uma rotina de estudo desenhada para que o aluno consiga satisfazer e responder quaisquer dúvidas por conta própria.
O E-Learning se baseia na autossuficiência do aluno em entender e absorver o conteúdo por si mesmo, sem o envolvimento direto de um tutor.
Enquanto o E-Learning se baseia no aluno trabalhar por conta própria, o Ensino a Distância – EAD, possui como alicerce de contato um professor ou tutor que irá apoiar os alunos em sua jornada ao conhecimento.
O aluno não precisa se dedicar exclusivamente ao conteúdo, pode ser realizado em qualquer lugar e não possui restrições de horário para a sua execução.
Com a chegada das ferramentas de comunicação atuais, nós estamos o tempo todo conectados e o E-Learning poderá nos apoiar em aproveitar os momentos de ociosidade para a aquisição de novos conhecimento e habilidades, cada um seguindo em seu próprio ritmo.
A TI das instituições de ensino são subutilizadas sendo normalmente bombeiros, apagando incêndios ao invés de serem parceiros de negócios trazendo a inovação para a instituição.
Com o mundo cada vez mais conectado, os alunos sentem que as escolas estão atrasadas nos conteúdos que elas entregam, por isso estar antenado no que o mercado entrega de experiência de ensino é fundamental.
Ser um empoderador para o aluno e professor, permitindo que eles saiam do âmbito de sala de aula e possam expandir seus horizontes com novos conhecimentos correlatos ao fundamental apresentado em sala de aula.
Ao permitir que os alunos acessem conteúdos de apoio no momento que for adequado, a imersão no ensino é superior ao modelo tradicional no qual o professor fala e o aluno apenas escuta e faz anotações.
Sempre que possível, uma tecnologia de imersão de ensino deverá ser usada para aprofundar o conhecimento de seus alunos, além de garantir um momento de descompressão da rotina de estudo.
O Moodle é um sistema de ambiente de aprendizado virtual ou em sua sigla em inglês LMS (Learning management System). O objetivo do Moodle é entregar uma plataforma robusta e customizável para seus usuários desenvolverem suas atividades de ensino
O Moodle serve para facilitar a transmissão de conteúdo, gestão de conhecimento, elaboração de testes entre alunos e professores, capaz de gerenciar até mesmo notas e emissão de certificados de conclusão.
O Moodle é uma solução de código aberto, disponível a todos que queiram implementá-lo. Utilizando-se de sua interface web ou aplicativo móvel, seus alunos e professores poderão acessar os conteúdos gerados e acompanhar suas atividades de acordo com o desenhado pelo professor.
Dentre todas as suas funcionalidades, o Moodle possui gestão de presença de alunos, gestão de cursos e disciplinas, ensalamento, criação de conteúdo dinâmico por H5P, modelos de cursos fechados, abertos, e cursos pagos através de sua integração com o PayPal. Caso sua necessidade não exista nativamente é possível desenvolver seus próprios plugins e disponibilizá-los a público ou vendê-los.
Qualquer instituição de ensino que precise desenvolver uma estrutura de EAD ou empresas que precisem desenvolver uma universidade corporativa ou que desejem tornar o processo de onboarding mais adequado a seus novos colaboradores.
Suas equipes de TI já estão saturadas com o atendimento de nível 1 e 2 de seus laboratórios, sobrando muito pouco tempo para inovação.
Ajuda seus usuários a resolverem dúvidas técnicas ou de operação dos diversos sistemas que uma instituição de ensino possui.
Um técnico de suporte deve possuir a habilidade de resolver os problemas técnicos que ocorram e responder aos questionamentos dos usuários e caso seja necessário encaminhá-los ao treinamento necessário para a operação correta dos sistemas.