Desenvolvida inicialmente para auxiliar estudantes do ensino à distância, o Learning Analytics é uma ferramenta utilizada para estudar as etapas de conhecimento e dificuldades de aprendizagem dos estudantes e colaboradores. Com a democratização do acesso à tecnologia, as instituições de ensino de educação básica, superior e demais cursos presenciais passaram a utilizá-la em sua rotina. Saiba mais no nosso artigo!
O learning analytics surge com o objetivo de auxiliar os gestores das atividades educacionais — sejam eles tutores, professores, responsáveis pelo RH etc. —, na análise rápida e didática do desempenho dos seus participantes. Através desta ferramenta, é possível, utilizando métodos como o big data, que organiza os dados de modo estratégico, fazer uma avaliação acerca da atuação dos estudantes e colaboradores na plataforma de ensino.
Os relatórios gerados pelo learning analytics são individuais, mantendo o foco em cada indivíduo, e também do processo de aprendizagem como um todo, vinculado à instituição de ensino ou à empresa.
Mas e na prática, como funciona o learning analytics? Após o aluno cumprir as etapas de ensino à distância, realizadas as atividades e avaliações partes da ementa, a ferramenta absorve todos os dados resultantes e ordena para que o responsável possa acessar e identificar os acertos, os erros e o desempenho geral dos usuários. Ou seja, todo o procedimento é automatizado e facilitado, permitindo que as análise sejam mais rápidas e eficazes.
É cada vez mais popular a utilização da ferramenta learning analytics. São diversos os benefícios e vantagens apresentados, tanto para as instituições/empresas quanto para os estudantes e colaboradores, conforme explanaremos a seguir.
Quando o learning analytics é utilizado, os usuários e gestores serão capazes de entender, de modo bastante didático, os pontos fortes e os pontos que precisam ser desenvolvidos entre as disciplinas ofertadas. Com a possibilidade de acompanhar seu desempenho, os alunos conseguirão perceber o que é necessário ser revisitado e aprimorado diante das lacunas que existiram anteriormente. O ensino poderá ser individualizado, com foco em estratégias personalizadas que atuem, com o auxílio dos tutores/professores/gestores que tiveram acesso aos dados, em cima das dificuldades apresentadas.
Para os professores/tutores/gestores, o learning analytics otimiza o tempo de trabalho, posto que entre as várias turmas de ensino, é necessário que o período gasto com cada uma seja minuciosamente administrado. Fora isso, as necessidades do aluno são imediatamente identificadas dentro do sistema, fazendo com que o ensino seja direcionado às dificuldades apresentadas por cada turma. Com o learning analytics, a preparação de aulas é menos intuitiva e mais acertada, com estratégias pedagógicas claras e que atendam ao esperado pelas pessoas.
São diversos os resultados que você obtém após inserir o learning analytics na sua rotina de aprendizagem e oferta de ensino, quais sejam:
*Oferecer programas de T&D com ações direcionadas para os colaboradores;
*Certeza de melhores desempenhos após conclusão dos cursos ofertados;
*Experiência de aprendizagem otimizada nos treinamentos corporativos ou cursos autônomos;
*Menor custo e menor tempo gasto, pois o treinamento não precisa ser realizado mais de uma vez;
*Utilizar diversas táticas após absorver os ensinamentos e reverter essa aprendizagem com eficácia para a corporação ou ambiente autônomo;
*Menor índice de evasão, haja vista o material ofertado ser personalizado para cada aprendizado individualmente.
Com a possibilidade de oferecer o conhecimento personalizado, com os dados de aprendizado já analisados, o learning analytics se torna uma ferramenta cada vez mais atrativa. Dentro do ambiente virtual de aprendizagem, são inseridos links complementares que sejam conectados ao conteúdo dentro do qual o aluno sente dificuldade. Através dessa complementação, o aluno amplia o campo de conhecimento dentro do módulo, enxergando o assunto de maneiras diferentes.
Por conta da tecnologia, os materiais pode ser oferecidos em diversos formatos. Explicando o mesmo tema com a utilização de outra didática, o que não foi absorvido pelos estudantes e colaboradores pode ser repassado por outros meios, como vídeos, aúdios, infográficos, animações etc. Todas essas transformações acerca de um mesmo tema é fornecida para ajudar o aluno a aprender com qualificações. Os gestores da plataforma de ensino ainda conseguem vincular a matrícula dos estudantes e colaboradores aos cursos e trilhas de aprendizagem que precisam ser realizados.
O learning analytics permite que o tempo gasto pelo aluno em cada módulo seja analisado, junto à interação em atividade coletivas e também o número de cliques feitos dentro de cada conteúdo. Com essa avaliação, todos os dados são direcionados para amenizar as dificuldades individuais encontradas por cada aluno. A partir daí, o aprendizado consegue fluir.
Se a empresa consegue encontrar muitos estudantes mergulhados no mesmo rol de dificuldades, com a análise de dados novas formas de aplicar o conteúdo serão estudadas e aplicadas. Se for detectado que os assuntos são repassados de maneira rasa, poderá ser aprofundado. Tudo isso apenas será possível com a utilização do Learning Analytics, com a tomada de decisões assertivas e essenciais para a fluidez do aprendizado.
Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!
Originalmente publicado em: https://keeps.com.br/learning-analytics-o-que-e-essa-ferramenta-e-qual-o-seu-diferencial/