A gamificação é mais do que uma tendência passageira, nos últimos anos tornou-se um recurso obrigatório para qualquer empresa de sucesso. LMS. Simplificando, a gamificação adiciona elementos e mecânicas de design de jogos em ambientes que não são de jogos.
Ele pode ser usado para uma ampla variedade de propósitos, desde uma comunidade online ou mídia social até um aplicativo de saúde ou portfólio online. Alguns dos exemplos mais conhecidos de gamificação são pontos, emblemas e tabelas de classificação. Por meio dessas ferramentas, a gamificação engaja digitalmente os alunos, motivando-os a interagir com o conteúdo do curso e atingir seus objetivos.
Uma área onde a gamificação é uma ferramenta extremamente popular é na educação. A gamificação educacional envolve o uso de princípios e temas do jogo, como ganhar pontos virtuais por responder a perguntas corretamente ou concluir uma tarefa para avançar para outro nível. A gamificação fornece objetivos e metas alcançáveis, bem como uma experiência divertida que ajuda o aluno a reter mais informações.
Assim como os jogos padrão são projetados para motivar o jogador, a gamificação envolve o usuário com os materiais de aprendizagem.
A gamificação educacional envolve o uso de elementos de design de jogos, como pontuação, competição entre pares, colaboração e pontuação para envolver o aluno. Isso ajuda o aluno a lembrar de novas informações e testar seus conhecimentos. Receber recompensas e reconhecimentos virtuais fornece aos alunos um registro de sua aprendizagem, bem como uma sensação de realização.
A gamificação educacional também torna mais fácil para o educador acompanhar as conquistas dos alunos, pois demonstra claramente como as habilidades do usuário estão se desenvolvendo à medida que progridem no curso. Esse tipo de feedback é útil, pois destaca quais áreas do curso os alunos estão achando mais fáceis ou mais desafiadoras.
A gamificação é um recurso fundamental a ser incorporado ao eLearning, pois cria uma experiência de aprendizado completa e eficaz. Por meio da gamificação, o conteúdo do curso pode tomar emprestado os componentes motivacionais, agradáveis e memoráveis dos jogos padrão. A gamificação incorpora um elemento de competição amigável, que pode ajudar a garantir que os alunos permaneçam motivados ao longo do curso.
Outros benefícios da gamificação para os alunos incluem:
•Maior retenção: A natureza repetitiva da gamificação aumenta a retenção do conteúdo do curso. O aluno pode praticar e reforçar as informações que aprendeu.
•Indicadores de progresso: Elementos de gamificação, como pontos ou uma barra de progresso de nível, tornam o aprendizado visível para o aluno e o educador.
•Assumindo a responsabilidade: Os alunos sentem que têm mais controle sobre sua aprendizagem.
•Criatividade: a gamificação oferece a oportunidade de pensar fora da caixa e não apenas reter as informações.
•Uma experiência de aprendizado agradável: a gamificação oferece uma abordagem mais relaxada em relação a cometer erros e torna o aprendizado mais divertido.
A gamificação também faz local de trabalho aprendizagem e treinamento mais interativos e envolventes para os funcionários. Elementos de gamificação podem ser adicionados à integração de funcionários e ao treinamento introdutório. A gamificação não apenas ajuda os funcionários a aprender de forma mais eficaz, como também reduz a rotatividade de funcionários e cria uma força de trabalho engajada; isso pode ser especialmente útil para uma força de trabalho remota.
Outros benefícios da gamificação para os funcionários incluem:
•Quantifique o aprendizado dos funcionários: a gamificação ajuda os funcionários a encontrar áreas para trabalhar para melhorar e crescer na carreira.
•Recompensas dos funcionários: As recompensas na gamificação aumentam a probabilidade de os funcionários relembrarem seu treinamento e aplicá-lo no local de trabalho. Também ajuda a tornar o local de trabalho divertido e pode diminuir o estresse dos funcionários.
•Competição amigável: elementos de gamificação, como tabelas de classificação interativas baseadas em pontos, também podem ajudar a aumentar a produtividade e o engajamento dos funcionários.
•Satisfação no trabalho: os funcionários obtêm mais satisfação no trabalho quando sentem que estão progredindo em direção a seus objetivos. A gamificação proporciona uma sensação de realização e de progresso.
•Uma força de trabalho em evolução: a gamificação atrai uma força de trabalho mais jovem, especialmente para empregadores que integram uma força de trabalho nativa digital.
O Moodle LMS é flexível e pode ser totalmente personalizado com elementos de gamificação de forma simples e direta. Um grande benefício de usar o Moodle como um LMS de gamificação é que ele foi construído em uma pedagogia social construtivista. Esses princípios centrados no aluno facilitam o uso de recursos comuns do Moodle para implementar elementos de gamificação.
O Moodle inclui muitos recursos de gamificação padrão, como crachás, placar de líderes, liberação condicional e H5P, que oferece acesso a muitos conteúdos interativos.
Existem também vários plugins disponível para trazer elementos de gamificação para seus cursos Moodle, como Level Up XP, Game, Quizventure, Stash, Motrain e Motivated and Block Game.
Esses plugins permitem que você aplique uma variedade de técnicas de gamificação ao conteúdo do seu curso, tanto para um ambiente educacional quanto para um ambiente de trabalho. Os elementos de gamificação que podem ser aplicados ao seu curso Moodle incluem:
•Atribua pontos automaticamente com base nas ações de seus alunos.
•Exiba o nível atual e o progresso para o próximo nível para ajudar a progredir no aprendizado.
•Parabenize os alunos com notificações à medida que eles sobem de nível.
•Veja uma tabela de classificação exibindo as classificações dos alunos.
•Personalize o número de níveis, os pontos que eles exigem e sua aparência.
•Controle sobre os pontos ganhos por ação.
•Obtenha uma visão geral dos níveis dos alunos com a função de relatório.
•Moedas virtuais que podem ser gastas a critério do usuário.
•Apresente questionários e perguntas como jogos interativos.
Se você não tiver certeza por onde começar, é uma boa ideia começar pequeno e incorporar alguns dos elementos de gamificação mais reconhecidos. Pode ser um sistema de placar para seu treinamento no local de trabalho ou uma barra de progresso de nível para seus alunos enquanto eles trabalham em um módulo. Antes de implementar elementos de gamificação, também é importante aprender sobre seu público. Pense no que motivará seu público específico, dependendo se os elementos são voltados para alunos ou funcionários. Considere o conteúdo do curso e crie incentivos adaptados à sua experiência de aprendizado.
Depois de estabelecer alguns elementos de gamificação, você pode manter o material do curso atualizado atualizando periodicamente esses elementos. Por exemplo, atualizar a tabela de classificação ou adicionar novos desafios fará com que o conteúdo do curso permaneça atraente para o aluno. Aumentar gradualmente a dificuldade dos elementos gamificados também ajudará a manter o aluno motivado e ajudará a avaliar sua compreensão do curso à medida que progride.
Um provedor de serviços certificado Moodle pode ajudá-lo a incorporar a gamificação em seu LMS. Nossos parceiros são certificados pelos altos padrões do Moodle em atendimento ao cliente e capacidade técnica e possuem conhecimento especializado na criação de conteúdo de aprendizado de qualidade e envolvente. Nossos provedores de serviços certificados pelo Moodle podem ajudá-lo a personalizar os elementos de gamificação para as necessidades específicas de seus alunos, proporcionando uma experiência de aprendizado envolvente e eficaz.
Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!
Originalmente publicado em: https://moodle.com/pt/news/como-incorporar-gamificacao-pode-transformar-seu-lms/