Você sabe para que serve a tecnologia do Big Data na educação? Por meio da coleta e levantamento de dados, a gestão escolar consegue reunir todas as informações relativas ao ambiente de ensino para, assim, elaborar estratégias e metodologias eficientes pedagogicamente.
Plataformas de tecnologia educacional, por exemplo, permitem que a escola explore os dados para acompanhar e avaliar o desempenho dos estudantes. Isso porque o sistema consegue identificar dificuldades e lacunas de aprendizagem e, com isso, sugerir um planejamento mais adequado à realidade educativa.
Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe a seguir e entenda quais são as maiores vantagens e como adotar o Big Data na educação. Confira!
O Big Data é uma ferramenta tecnológica que permite a coleta e processamento de grandes quantidades de dados complexos para o tratamento, organização e extração de informações compreensíveis. Assim, por meio do cruzamento delas, é possível gerar relatórios de inteligência de negócio (BI ou Business Intelligence) que servem como base para avaliar as maiores necessidades educacionais e traçar estratégias para aperfeiçoar o ambiente de aprendizado.
Além disso, o Big Data na educação também serve como apoio para os educadores elaborarem as aulas, reorientando sua prática em sala de aula de forma a atender às necessidades apresentadas pela turma. Isso ainda permite que os professores avaliem como as matérias, conteúdos e atividades são desenvolvidas pelos estudantes e, ainda, qual o nível de motivação e engajamento escolar.
Utilizando as informações coletadas pelo Big Data, a escola pode elaborar um planejamento mais eficiente, que garanta a aprendizagem de cada aluno. É importante que o método de ensino apresente diferentes formatos para a transmissão do conhecimento, por exemplo, por meio de vídeo, imagem, áudio e texto, a fim de diversificar a prática pedagógica.
Diversas instituições já vêm utilizando o Big Data para acompanhar e avaliar o desempenho, identificando quais são as dificuldades e os resultados obtidos pelos estudantes. Com os dados, fica mais simples elaborar um currículo pedagógico personalizado e adotar metodologias adequadas às demandas dos alunos, fazendo com que a escola cumpra com as expectativas da comunidade de ensino de forma eficiente.
A coleta e análise dos dados no decorrer do ano letivo pode gerar informações valiosas para a gestão direcionar suas ações adequadamente. Utilizando o Big Data, por exemplo, é possível definir um melhor planejamento financeiro e otimizar os recursos da instituição, fazendo com que os investimentos sejam mais bem aplicados.
Sem dúvidas, existem inúmeras vantagens de adotar o Big Data no contexto educativo, e um dos aspectos que mais chama a atenção é, justamente, a possibilidade de desenvolver um processo de ensino realmente eficaz e significativo. Pensando nisso, a seguir listamos algumas dicas sobre como a escola pode implementar o Big Data e, ainda, quais são os maiores benefícios que a tecnologia oferece.
Com o auxílio de algumas ferramentas presentes no sistema do Big Data, os professores podem medir o nível de aprendizagem apresentado pela turma. Algumas plataformas permitem cruzar informações e gerar relatórios, o que é extremamente vantajoso para planejar práticas pedagógicas que consigam atender às necessidades dos estudantes.
Também é possível analisar o desempenho de cada aluno individualmente, permitindo que a educação seja personalizada para cada discente. Assim, fica mais simples para os educadores entenderem as limitações e facilidades e, com isso, elaborar ações para superar os desafios.
As técnicas de análise do Big Data são verdadeiras aliadas da gestão escolar, uma vez que podem ser empregadas para uma série de objetivos. Um deles é em relação ao gerenciamento dos recursos financeiros e administrativos da instituição de ensino. Com a tecnologia, é possível verificar variáveis no fluxo de caixa, como as taxas do nível de retenção e inadimplência.
Pelo Big Data se basear em métricas, a ferramenta consegue antecipar os resultados para a escola, que pode fazer ajustes ao longo do tempo para impedir grandes prejuízos ou para ter a possibilidade de prever investimentos em alguns setores. Assim, é importante ter em mente que, quando aplicado na educação, o Big Data tem o potencial de transformar e fazer com que a gestão evolua.
Geralmente, a tecnologia do Big Data disponibiliza uma plataforma de estudos para que os alunos assistam às aulas e realizem as atividades propostas pelo professor. O sistema é adaptado para verificar acertos e erros nos exercícios, identificando precisamente as dificuldades e lacunas no processo de ensino.
Assim, a plataforma pode usar os dados coletados para fazer previsões em relação ao desempenho de cada estudante, permitindo otimizar e personalizar o aprendizado em sala de aula. Com isso, o educador tem uma melhor orientação para definir sua prática pedagógica e acompanhar de perto o desenvolvimento da turma. Além disso, ainda é possível oferecer melhores indicações de conteúdos e formatos que atendam à realidade estudantil.
Com o acompanhamento permanente dos resultados de cada aluno, as taxas de evasão escolar tendem a diminuir consideravelmente em instituições que utilizam o Big Data na rotina administrativa.
As análises realizadas pela plataforma facilitam o acesso aos dados sobre as presenças e as dispensas, permitindo que a gestão visualize quais são os estudantes propensos a abandonar as aulas.
Isso é possível de ser medido por meio do comportamento apresentado pelo discente na plataforma de ensino, como o tempo de permanência nas aulas e as notas obtidas. Prevendo o padrão de comportamento, portanto, a equipe pedagógica pode agir com antecedência e oferecer soluções antes mesmo do abandono ocorrer.
Se você se interessou por Big Data na educação, entre em contato com a ITExperts que sabemos exatamente como trazer essa evolução tecnológica para sua escola ou instituição de ensino!
Originalmente publicado em: travessaeducacional.com.br/big-data-na-educacao/