A realidade aumentada (RA) tornou-se um dos campos da tecnologia que mais crescem no mundo e este crescimento vem impulsionando sua aplicação em diversas áreas sendo a educação uma das mais procuradas.
O que a realidade aumentada faz de fato no ensino é mostrar tópicos abordados na sala de aula de maneira tridimensional, permitindo que o aluno tenha contato direto com a matéria que está estudando. De matemática a história, a RA pode ser incorporada em praticamente qualquer assunto com o uso da criatividade. Sua utilização é facilitada porque pode ser feita através de smartphones ou tablets que são equipamentos de uso cotidiano dos estudantes.
O uso da RA permite que os conteúdos sejam passados de forma imersiva. Assim, além das explicações, o aluno pode visualizar estruturas, lugares que seriam inviáveis no ambiente escolar, como por exemplo ver o solo de marte e seus robôs exploradores ou passear dentro de um vulcão. Além disso também é possível atuar diretamente nos objetos de estudo fazendo com que a aula seja interativa e prenda a atenção do aluno. Imagine poder misturar elementos químicos e observar suas reações, quem não ia querer “brincar” não é mesmo?
A realidade aumentada promove um maior envolvimento dos alunos em sala de aula. Isso porque cria um ambiente de aprendizado lúdico e atualizado que o incentiva a participar.
O uso da realidade aumentada na sala de aula aprimora as técnicas de ensino, pois fornece ao educador recursos visuais que permitem abordar os conceitos de diferentes aspectos e pontos de vista que podem ir da visão geral ao menor detalhe facilitando a compreensão do conteúdo e aproveitamento das aulas.
Com a realidade aumentada é possível mostrar aos alunos figuras em três dimensões que antes eram vistos somente em 2D, no papel, permitindo um melhor entendimento espacial e dimensionamento de sistemas, objetos e máquinas. Por exemplo: se torna muito mais simples compreender o funcionamento de um satélite observando-o orbitar a terra do que lendo em uma apostila.
Aqui, uma grande vantagem da tecnologia RA é seu baixo custo em relação a outras. Kits de robótica, computadores e dispositivos de realidade virtual são muitas vezes inacessíveis para escolas e pais devido ao alto valor de investimento, enquanto a RA geralmente só necessita de um dispositivo móvel e folhas de papel, permitindo assim sua introdução em um número maior de instituições, sendo portanto uma tecnologia mais inclusiva.
A realidade aumentada permite a aplicação sem estar em um ambiente específico com internet e wi-fi, ou seja, pode ser usada “offline” o que minimiza os custos, bastando um dispositivo móvel, o aplicativo e material de apoio.
O ambiente criado nas aulas induz naturalmente a colaboração entre os alunos, favorece a proposição de trabalhos em grupo, a comunicação, troca de ideias e experiências, aprimorando as habilidades interpessoais e trabalho em equipe.
Muitos podem pensar, ao ver este tipo de tecnologia e os benefícios trazidos por ela, que a participação de educadores torna-se menos importante, mas é um erro achar que as tecnologias vêm para substituir os professores.
Com o intuito de que o aluno aproveite todas as vantagens e a interação seja produtiva é necessário a orientação de um educador capacitado e material de apoio para conduzi-lo pois sem eles o engajamento e direcionamento serão perdidos e o objetivo não será alcançado.
Uma atividade bem planejada utilizando a tecnologia trará todos os benefícios citados acima e muitos outros, tanto para os professor como para alunos que recebem um ensino de maior qualidade, melhor compreensão, imersivo e estimulante.
A realidade aumentada está evoluindo para se tornar mais abrangente e disponível. A facilidade de acesso e uso tende a torná-la popular rapidamente o que trará benefícios para sua adoção. Um fator chave para aumentar a eficiência na educação é projetar e aplicar atividades guiadas porém com aberturas que permitam aos alunos seguirem sua linha de raciocínio, imaginação, solução de problemas e troca de experiências. Para que isso ocorra, professores preparados tem papel fundamental na ideação e formatação das atividades.
É necessário que a RA seja introduzida aos educadores pela importância que ela representará nos próximos anos como material de apoio ao ensino e a preparação dos alunos para um mundo cada vez mais tecnológico e virtual, unindo professores, pais e alunos em torno do objetivo principal de melhorar a educação e abrir um mundo de possibilidades.
Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!
Originalmente publicado em: https://blog.layers.education/7-beneficios-da-realidade-aumentada-na-educacao/