A AWS Well-Architected ajuda arquitetos de nuvem a construir infraestruturas seguras, resilientes, eficientes e de alta performance para aplicações e workloads. Baseado em seis pilares (excelência operacional, segurança, confiabilidade, eficiência de performance, otimização de custos e sustentabilidade), o AWS Well-Architected fornece uma abordagem consistente para que clientes e parceiros avaliem arquiteturas e implementem designs que podem se expandir com o tempo.
O AWS Well-Architected Framework inclui perspectivas específicas de domínios, laboratórios práticos e a AWS Well-Architected Tool. A AWS Well-Architected Tool disponível gratuitamente no Console de Grenciamento da AWS, fornece um mecanismo para avaliar regularmente seu workload, identificar problemas de alto risco e registrar suas melhorias.
A AWS também oferece acesso a um ecossistema de centenas de membros no programa de parceiros do AWS Well-Architected. Encontre um parceiro em sua área para ajudar você a analisar e revisar suas aplicações.
Visão geral do Framework
O AWS Well-Architected Framework descreve os principais conceitos, princípios de projeto e práticas recomendadas para projetar e executar workloads na nuvem. Ao responder algumas perguntas fundamentais, você aprende o quanto sua arquitetura se alinha com as práticas recomendadas da nuvem e recebe orientações para fazer melhorias.
•Pilar Excelência operacional
O pilar Excelência operacional se concentra na execução e monitoramento de sistemas e na melhoria contínua de processos e procedimentos. Os principais tópicos incluem automação de alterações, reação a eventos e definição de padrões para gerenciar as operações diárias.
•Pilar Eficiência de performance
O pilar de eficiência de performance se concentra na alocação estruturada e simplificada de recursos de TI e computação. Os principais tópicos incluem seleção dos tipos e tamanhos certos dos recursos otimizados para os requisitos de workload, monitoramento de performance e manutenção da eficiência à medida que as necessidades comerciais evoluem.
•Pilar Segurança
O pilar Segurança se concentra na proteção de informações e sistemas. Os principais tópicos incluem confidencialidade e integridade de dados, gerenciamento de permissões de usuário e estabelecimento de controles para detectar eventos de segurança.
•Pilar Otimização de custos
O pilar de otimização de custos se concentra em evitar custos desnecessários. Os principais tópicos incluem compreensão dos gastos ao longo do tempo e controle da alocação de fundos, seleção do tipo e quantidade certa de recursos e dimensionamento para atender às necessidades de negócios sem gastos excessivos.
•Pilar Confiabilidade
O pilar da confiabilidade se concentra nos workloads que executam as funções pretendidas e na recuperação rápida de falhas em atender demandas. Os principais tópicos incluem projeto de sistemas distribuídos, planejamento de recuperação e requisitos adaptação a mudanças.
•Pilar Sustentabilidade
O pilar de sustentabilidade se concentra em minimizar os impactos ambientais da execução de workloads em nuvem. Os principais tópicos incluem um modelo de responsabilidade compartilhada para a sustentabilidade, compreensão do impacto e maximização da utilização para minimizar os recursos necessários e reduzir os impactos posteriores.
Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!
Originalmente publicado em: https://aws.amazon.com/pt/architecture/well-architected/?wa-lens-whitepapers.sort-by=item.additionalFields.sortDate&wa-lens-whitepapers.sort-order=desc