O relatório “2023 State of CloudOps” revelou que 33% dos tomadores de decisão de TI se sentem “muito confiantes” em sua capacidade de operar em um ambiente de nuvem pública. Em 2022 esse número era consideravelmente menor, apenas 21%.
O documento, elaborado pela NetApp, destaca a importância da automação na nuvem e a adoção das práticas de FinOps, uma vez que as operações em nuvem continuam sendo um desafio para as equipes de TI.
Apesar de as empresas estarem aumentando cada vez mais o uso da nuvem pública, juntamente com uma lista crescente de aplicativos, serviços e soluções personalizadas, ter sucesso nas operações em nuvem continua sendo um desafio crítico.
Segundo o relatório, 64% dos tomadores de decisão em TI ainda consideram a segurança e a conformidade como o principal desafio das operações em nuvem. Em seguida aparece a gestão de custos, citada como o principal desafio por 60% dos entrevistados.
De acordo com 66% dos executivos de tecnologia, as principais áreas de interesse para melhorar as operações em nuvem ainda são a gestão de custos e a segurança.
A pesquisa revela que 82% dos entrevistados acreditam que a automação da nuvem é fundamental para otimizar as operações e o retorno do investimento.
Além disso, 95% afirmam que já incorporaram algum tipo de automação em suas operações em nuvem e 88% planejam aumentá-la em 2023.
Embora a maioria dos executivos de tecnologia (96%) concorde que as FinOps são importantes para sua estratégia de nuvem, apenas 9% possuem uma prática madura. Esses números estão alinhados com os resultados da pesquisa de 2022.
Os principais desafios das FinOps incluem redução de custos em nuvem (50%) e previsão de gastos em nuvem (47%). Apenas 19% dos entrevistados afirmam ter aproveitado ao máximo as opções de compra em nuvem com desconto.
Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/
Originalmente publicado em Convergência Digital