A educação aberta é um conceito amplo. Em muitos casos, esse termo é usado no sentido de práticas de ensino-aprendizagem baseadas em tecnologias e recursos de licença aberta, livres de direitos autorais. A intenção é promover a educação a diferentes públicos e compartilhar conhecimentos, facilitando o acesso ao ensino gratuito.
As principais características desse tipo de educação são a liberdade e a gratuidade. Liberdade, pois boa parte dos cursos abertos são disponibilizados em plataformas online, o que permite maior mobilidade e flexibilidade. E gratuidade, pois o ensino e os cursos oferecidos são abertos ao público sem cobranças.
Como funciona a educação aberta?
A ampliação dos debates sobre as licenças livres e, principalmente, a busca por melhorias no processo de ensino com o apoio da tecnologia permitiram a expansão do movimento pela educação aberta.
A intenção desse movimento é democratizar o acesso ao ensino. Uma das maneiras de colocar essa ideia em prática é o uso, pelo professores, de Recursos Educacionais Abertos (REA).
Os REA são caracterizados por conteúdos digitais que são de domínio público e que trazem licenças livres. Alguns exemplos são:
obras literárias;
documentos;
planos de aula;
atividades;
pesquisas;
imagens;
palestras;
videoaulas.
Os MOOCs (Massive Online Open Courses), ou seja, cursos livres online, também são utilizados como REA, pois podem complementar os assuntos vistos em sala de aula, além de serem disponibilizados para uso gratuito e livre.
Com o uso desse material e tecnologia, é possível ampliar o acesso ao conhecimento, trazer flexibilidade às formas de ensino e novas fontes de conhecimento para agregar àquelas já previstas no currículo.
Qual a importância da educação aberta?
A educação aberta é importante por diversos motivos. A principal vantagem é o acesso a novas metodologias e tecnologias de ensino dentro do ambiente pedagógico de maneira menos burocrática e mais rápida.
Além disso, é possível adaptar os recursos para a realidade de cada turma. Desse modo, assuntos de geografia, por exemplo, são adaptados para cada região em que eles forem trabalhados, assim como o estudo linguístico pode ser direcionado de acordo com expressões, gírias e dialetos da rotina dos alunos.
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Originalmente publicado em Educacional