Novas tecnologias na educação são fundamentais para atender os alunos e se destacar no mercado de ensino.
As novas tecnologias na educação já podem ser notadas em várias instituições no país. Seja na forma de aulas virtuais, no uso de aplicativos para a realização de atividades ou na disponibilização de recursos digitais para tornar o conteúdo mais interessante.
Essa é uma tendência irreversível. Afinal, cada vez mais os alunos estão mergulhados em seus computadores, tablets e smartphones. A melhor alternativa, então, é transformar essas tecnologias em aliadas.
Uso de novas tecnologias na educação
O uso de novas tecnologias na educação faz parte do processo natural de evolução dos métodos de ensino. E se, há algum tempo, era visto apenas como a compra de computadores para a escola, hoje vai muito além disso.
As inovações tecnológicas auxiliam bastante no processo de ensino. Basta lembrar dos projetores e até das fitas de vídeo que, em anos anteriores, eram as ferramentas disponíveis para usar nas salas de aula.
A partir dos anos 2000, modernas tecnologias de informação começaram a ser introduzidas. E se, até então eram consideradas um diferencial, hoje são essenciais para o negócio educacional.
E a pandemia fortaleceu ainda mais a necessidade dessas ferramentas, que permitem aulas em formato remoto e outras facilidades para alunos, professores e instituições de ensino.
A nova geração e as tecnologias
O uso de tecnologias na educação acompanha o comportamento das gerações mais jovens. Estudos apontam 93% dos jovens brasileiros usam internet, sendo que quase 80% possui um perfil nas redes sociais.
Já uma pesquisa da Faculdade Lartino-Americana de Ciências Sociais aponta que a internet é um auxílio aos estudos de mais de 70% dos brasileiros.
Os números mostram a influência das novas tecnologias na educação e convida professores e instituições de ensino a repensarem seus modelos. Afinal, sem inovação, será praticamente impossível atrair novos alunos e criar jornadas interessantes de aprendizagem.
A influência das novas tecnologias na educação
As inovações tecnológicas estão transformando diversos aspectos da vida das pessoas. Na educação, os recursos são facilitadores de desempenho e estão influenciando os modelos de ensino.
As novas tecnologias na educação facilitam a personalização do aprendizado, já que há ferramentas para identificar as facilidades e gargalos de cada estudante. Além disso, é possível desenvolver atividades mais interessantes e interativas.
Alguns exemplos de tecnologia da Educação 5.0 ajudam a entender como essas soluções estão transformando os processos educacionais:
Analytic Learning
A análise de dados aplicada ao contexto educacional proporciona uma série de melhorias. Permite identificar as principais dúvidas ou os modelos de ensino com mais sucesso. Também permite compreender melhor o comportamento dos alunos e do mercado.
BYOD
Sigla para Bring Your Own Device (traga seu próprio dispositivo). É uma metodologia em que os alunos levam seus dispositivos móveis para a sala de aula e podem acessar materiais online, atividades de realidade virtual e arquivos compartilhados.
Realidade virtual e realidade aumentada
Enquanto a realidade virtual é experimentada por meio de tecnologias 3D e Inteligência Artificial, a realidade aumentada demanda dispositivos específicos para isso.
Mas as duas tecnologias ajudam a criar ambientes interativos, com propostas inovadoras de atividades.
Vantagens das novas tecnologias na educação
As instituições que conseguem superar os desafios das novas tecnologias na educação, garantem muitas vantagens. O principal é a modernização da escola, que passa a ser mais atrativa para os alunos. Mas vale destacar outros benefícios da tecnologia para a educação, entre eles:
* Possibilidade de personalizar o ensino;
* Melhoria nos índices de aproveitamento escolar;
* Processos otimizados, com gestão mais organizada;
* Informações da sala de aula integrada aos processos de gestão;
* Redução da evasão escolar;
* Fidelização dos alunos;
* Otimização da experiência do aluno.
Quais são as tendências?
Educação e tecnologia andam juntas. E as instituições de ensino que quiserem garantir sua posição no mercado, devem ficar de olho nas principais tendências tecnológicas para o ensino:
Celular na sala de aula: embora já tenham sido proibidos, hoje os celulares são bem-vindos nas salas de aula. Eles podem ser utilizados em atividades interativas e melhorar a qualidade do ensino. Os alunos conseguem continuar estudando de qualquer lugar, com o uso de computadores, tablets e outros dispositivos conectados à internet.
Ensino híbrido: ainda que o curso seja presencial, parte das aulas podem ser ministradas remotamente, sem perda de qualidade.
Ambiente virtual de aprendizagem: ambiente digital que permite a comunicação entre alunos e professores, além do compartilhamento de materiais complementares.
Microlearning: pequenas doses de ensino, para assuntos que demandam treinamento rápido e eficiente. Podem ser aulas curtas de vídeo, por exemplo.
Personalização do Ensino: processo de adaptar as trilhas de ensino de acordo com as demandas de cada aluno, aprimorando a experiência.
Experiência do aluno: investir na experiência positiva dos alunos através da tecnologia é uma das principais estratégias para garantir o sucesso da instituição.
Para acompanhar essas evoluções e implementar as transformações digitais da Educação 5.0 é fundamental contar com ferramentas de gestão de alta qualidade.
O ideal é implantar plataformas integradas, como as soluções all-in-one, que reúnem todas as ferramentas necessárias para o negócio educacional. Assim, a instituição de ensino garante educação de qualidade e gestão de excelência.
Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/blog/
Originalmente publicado em Blog Slyde