As novas tecnologias trouxeram mudanças significativas em diversos setores, modificando a maneira como trabalhos são executados e produtos ou serviços são ofertados. Uma dessas mudanças aconteceu com o surgimento do e-learning, uma modalidade de educação à distância que se utiliza do ambiente virtual de aprendizagem para distribuir capacitações em diversos níveis.
A principal característica do e-learning é a interrupção de uma das características que mais marca o ensino tradicional: a necessidade de professor e aluno estarem em um mesmo espaço, ao mesmo tempo, de forma presencial. Com o e-learning, graças à internet, é possível ter uma maior flexibilidade de tempo e espaço.
Mas por que essa nova modalidade de aprendizagem tem crescido tanto? Quais as suas vantagens? Vale à pena investir no e-learning? Neste artigo respondemos essas e outras perguntas que te mostrarão o impacto do e-learning na educação em geral.
O que é e-learning?
E-learning é um termo em inglês que significa aprendizagem eletrônica. O principal diferencial do e-learning é que a prática promove o ensino de maneira não presencial, por meio de recursos tecnológicos e o acesso à internet.
Para que o e-learning aconteça é preciso que haja o desenvolvimento de uma plataforma que dê acesso a um ambiente virtual de aprendizagem. Também conhecido como AVA, é neste ambiente que serão oferecidos os cursos, que os alunos terão acesso às aulas e materiais de apoio e que os professores e gestores poderão gerenciar as disciplinas, aplicar atividades avaliativas e conferir o desempenho dos estudantes.
Por meio de uma plataforma virtual de aprendizagem, o e-learning se constitui com a capacidade de gerir e distribuir conteúdos digitais na internet, de forma que o processo de aprendizagem aconteça 100% a distância.
Como o e-learning funciona?
O e-learning funciona a partir de um sistema de gestão de aprendizagem. Dentro de uma plataforma e-learning é possível criar um ambiente que simula o que acontece em uma sala de aula tradicional. Por meio dos recursos disponibilizados pela plataforma e-learning o processo educacional é construído e a modalidade do ensino à distância se torna mais eficiente e inovadora.
O maior diferencial de uma plataforma e-learning é a interatividade que ela permite. Os recursos tecnológicos disponíveis permitem que alunos e professores consigam manter uma comunicação efetiva entre si. Além disso, é possível que os alunos interajam com conteúdos disponíveis na plataforma, participem de chats e grupos de discussão, vejam vídeos extras, etc. E com o professor não é diferente, já que ele também pode interagir com os alunos, verificar o desempenho deles, observar resultados, entre outras coisas.
Quais são os benefícios do e-learning?
Com a modalidade de educação à distância se tornando uma realidade cada vez mais popular entre os estudantes que têm uma agenda corrida ou não conseguem se deslocar para frequentar diariamente centros educacionais tradicionais, o e-learning é uma aposta certeira no segmento.
O e-learning permite levar aos estudantes conteúdos educacionais de forma facilitada, simplificando o processo e fazendo com que ele aconteça de forma mais rápida e dinâmica. Com a aplicação de tais tecnologias é possível disponibilizar o acesso a materiais de estudo de qualquer lugar do planeta, desde que haja uma conexão com a internet.
Sendo assim, o e-learning expande o aprendizado e leva conhecimento e informações a mais pessoas de forma democrática e competente. Com tudo isso em mente, é possível listar os maiores benefícios do e-learning, veja:
* Flexibilidade de horários,
* Economia de recursos (não necessidade de aluguel de espaços físicos ou impressão de materiais didáticos, por exemplo),
* Foco no aluno e em suas necessidades de aprendizagem,
* Atualização constante de conteúdos,
* Personalização dos conteúdos,
* Alcance: alunos de todos os lugares do país,
* Custo baixo para os alunos em relação às modalidades de estudo tradicionais,
* Personalização do ritmo de aprendizado conforme a necessidade do próprio aluno,
* Escalabilidade do negócio,
* Diversificação de ofertas de cursos,
* Diagnósticos e análises automáticas do desempenho dos alunos e dos cursos.
Como fazer do e-learning um negócio de sucesso?
O e-learning é uma tendência real e que tem ganhado proporções cada vez maiores conforme o tempo passa. A demanda por cursos online e treinamentos corporativos à distância só cresce e, dessa necessidade de mercado, é possível criar um negócio de sucesso.
Caso você deseje começar a empreender com um negócio de e-learning, algumas dicas podem ser bastante úteis para que, no futuro, o desempenho do seu empreendimento seja sempre positivo. Abaixo separamos algumas informações que te ajudarão a alcançar os seus objetivos com o e-learning:
1. Planejamento
O planejamento é uma etapa importantíssima, independente do negócio a ser criado. Nesta etapa é preciso fazer a organização dos cursos de forma estratégica, pensando no perfil dos alunos que o seu negócio atingirá.
No planejamento faça:
* um estudo dos temas dos cursos,
* uma análise dos concorrentes e do mercado como um todo,
* a definição do melhor formato para os conteúdos a serem disponibilizados,
* a definição do modelo de negócios,
* a definição da plataforma e-learning que será usada.
2. Objetivos
Para que o negócio e-learning cresça e evolua é preciso ter objetivos claros. Nesta etapa você deverá estabelecer as metas do seu negócio, definindo numericamente os resultados que deseja alcançar e traçando um mapa até o sucesso desejado.
As metas estabelecidas devem ser mensuráveis e podem ser divididas entre metas de curto, médio e longo prazo. Os erros no meio do processo devem ser analisados e superados rapidamente, aprenda com os erros e faça deles degraus na escada do sucesso.
3. Conteúdos
Com o planejamento pronto e os objetivos definidos, é hora de partir para a produção do conteúdo. Nesta etapa é importante dar atenção a organização do conteúdo, uma vez que, quando bem organizado, os alunos conseguem localizar o que precisam mais rapidamente.
Na produção de conteúdo, levem em conta:
* divida os conteúdos em aulas e módulos,
* crie sumários com os assuntos principais,
* faça o roteiro de todos os vídeos, pensando na gravação e na edição,
* criação dos materiais complementares,
* configuração dos conteúdos dentro da plataforma.
4. Divulgação
De nada adianta ter os melhores conteúdos do mercado, com os melhores cursos disponíveis na plataforma, se ninguém souber que eles existem e nem como encontrá-los! Por isso, a etapa de divulgação também é importante em um negócio de e-learning.
Na hora da divulgação lembre-se de escolher os melhores canais e os que mais conversam com o seu negócio: redes sociais, blog, Google Adwords, email marketing, etc.
Conclusão
O e-learning tem ajudado a modernizar os processos educacionais e a levar conhecimento para mais pessoas espalhadas pelo mundo. Além disso, o e-learning se mostra uma oportunidade de negócio com possibilidade de resultados animadores.
Neste artigo foi possível compreender os principais aspectos do e-learning e descobrir dicas para colocar o negócio em prática de maneira certeira e organizada. Mas não adianta ter toda a teoria em mãos e não colocá-la em prática. Por isso, está na hora de dar a largada em um negócio de sucesso!
Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/
Artigo originalmente pulbicado por Sambatech
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |