As novas tecnologias trouxeram mudanças significativas em diversos setores, modificando a maneira como trabalhos são executados e produtos ou serviços são ofertados. Uma dessas mudanças aconteceu com o surgimento do e-learning, uma modalidade de educação à distância que se utiliza do ambiente virtual de aprendizagem para distribuir capacitações em diversos níveis.
A principal característica do e-learning é a interrupção de uma das características que mais marca o ensino tradicional: a necessidade de professor e aluno estarem em um mesmo espaço, ao mesmo tempo, de forma presencial. Com o e-learning, graças à internet, é possível ter uma maior flexibilidade de tempo e espaço.
Mas por que essa nova modalidade de aprendizagem tem crescido tanto? Quais as suas vantagens? Vale à pena investir no e-learning? Neste artigo respondemos essas e outras perguntas que te mostrarão o impacto do e-learning na educação em geral.
O que é e-learning?
E-learning é um termo em inglês que significa aprendizagem eletrônica. O principal diferencial do e-learning é que a prática promove o ensino de maneira não presencial, por meio de recursos tecnológicos e o acesso à internet.
Para que o e-learning aconteça é preciso que haja o desenvolvimento de uma plataforma que dê acesso a um ambiente virtual de aprendizagem. Também conhecido como AVA, é neste ambiente que serão oferecidos os cursos, que os alunos terão acesso às aulas e materiais de apoio e que os professores e gestores poderão gerenciar as disciplinas, aplicar atividades avaliativas e conferir o desempenho dos estudantes.
Por meio de uma plataforma virtual de aprendizagem, o e-learning se constitui com a capacidade de gerir e distribuir conteúdos digitais na internet, de forma que o processo de aprendizagem aconteça 100% a distância.
Como o e-learning funciona?
O e-learning funciona a partir de um sistema de gestão de aprendizagem. Dentro de uma plataforma e-learning é possível criar um ambiente que simula o que acontece em uma sala de aula tradicional. Por meio dos recursos disponibilizados pela plataforma e-learning o processo educacional é construído e a modalidade do ensino à distância se torna mais eficiente e inovadora.
O maior diferencial de uma plataforma e-learning é a interatividade que ela permite. Os recursos tecnológicos disponíveis permitem que alunos e professores consigam manter uma comunicação efetiva entre si. Além disso, é possível que os alunos interajam com conteúdos disponíveis na plataforma, participem de chats e grupos de discussão, vejam vídeos extras, etc. E com o professor não é diferente, já que ele também pode interagir com os alunos, verificar o desempenho deles, observar resultados, entre outras coisas.
Quais são os benefícios do e-learning?
Com a modalidade de educação à distância se tornando uma realidade cada vez mais popular entre os estudantes que têm uma agenda corrida ou não conseguem se deslocar para frequentar diariamente centros educacionais tradicionais, o e-learning é uma aposta certeira no segmento.
O e-learning permite levar aos estudantes conteúdos educacionais de forma facilitada, simplificando o processo e fazendo com que ele aconteça de forma mais rápida e dinâmica. Com a aplicação de tais tecnologias é possível disponibilizar o acesso a materiais de estudo de qualquer lugar do planeta, desde que haja uma conexão com a internet.
Sendo assim, o e-learning expande o aprendizado e leva conhecimento e informações a mais pessoas de forma democrática e competente. Com tudo isso em mente, é possível listar os maiores benefícios do e-learning, veja:
* Flexibilidade de horários,
* Economia de recursos (não necessidade de aluguel de espaços físicos ou impressão de materiais didáticos, por exemplo),
* Foco no aluno e em suas necessidades de aprendizagem,
* Atualização constante de conteúdos,
* Personalização dos conteúdos,
* Alcance: alunos de todos os lugares do país,
* Custo baixo para os alunos em relação às modalidades de estudo tradicionais,
* Personalização do ritmo de aprendizado conforme a necessidade do próprio aluno,
* Escalabilidade do negócio,
* Diversificação de ofertas de cursos,
* Diagnósticos e análises automáticas do desempenho dos alunos e dos cursos.
Como fazer do e-learning um negócio de sucesso?
O e-learning é uma tendência real e que tem ganhado proporções cada vez maiores conforme o tempo passa. A demanda por cursos online e treinamentos corporativos à distância só cresce e, dessa necessidade de mercado, é possível criar um negócio de sucesso.
Caso você deseje começar a empreender com um negócio de e-learning, algumas dicas podem ser bastante úteis para que, no futuro, o desempenho do seu empreendimento seja sempre positivo. Abaixo separamos algumas informações que te ajudarão a alcançar os seus objetivos com o e-learning:
1. Planejamento
O planejamento é uma etapa importantíssima, independente do negócio a ser criado. Nesta etapa é preciso fazer a organização dos cursos de forma estratégica, pensando no perfil dos alunos que o seu negócio atingirá.
No planejamento faça:
* um estudo dos temas dos cursos,
* uma análise dos concorrentes e do mercado como um todo,
* a definição do melhor formato para os conteúdos a serem disponibilizados,
* a definição do modelo de negócios,
* a definição da plataforma e-learning que será usada.
2. Objetivos
Para que o negócio e-learning cresça e evolua é preciso ter objetivos claros. Nesta etapa você deverá estabelecer as metas do seu negócio, definindo numericamente os resultados que deseja alcançar e traçando um mapa até o sucesso desejado.
As metas estabelecidas devem ser mensuráveis e podem ser divididas entre metas de curto, médio e longo prazo. Os erros no meio do processo devem ser analisados e superados rapidamente, aprenda com os erros e faça deles degraus na escada do sucesso.
3. Conteúdos
Com o planejamento pronto e os objetivos definidos, é hora de partir para a produção do conteúdo. Nesta etapa é importante dar atenção a organização do conteúdo, uma vez que, quando bem organizado, os alunos conseguem localizar o que precisam mais rapidamente.
Na produção de conteúdo, levem em conta:
* divida os conteúdos em aulas e módulos,
* crie sumários com os assuntos principais,
* faça o roteiro de todos os vídeos, pensando na gravação e na edição,
* criação dos materiais complementares,
* configuração dos conteúdos dentro da plataforma.
4. Divulgação
De nada adianta ter os melhores conteúdos do mercado, com os melhores cursos disponíveis na plataforma, se ninguém souber que eles existem e nem como encontrá-los! Por isso, a etapa de divulgação também é importante em um negócio de e-learning.
Na hora da divulgação lembre-se de escolher os melhores canais e os que mais conversam com o seu negócio: redes sociais, blog, Google Adwords, email marketing, etc.
Conclusão
O e-learning tem ajudado a modernizar os processos educacionais e a levar conhecimento para mais pessoas espalhadas pelo mundo. Além disso, o e-learning se mostra uma oportunidade de negócio com possibilidade de resultados animadores.
Neste artigo foi possível compreender os principais aspectos do e-learning e descobrir dicas para colocar o negócio em prática de maneira certeira e organizada. Mas não adianta ter toda a teoria em mãos e não colocá-la em prática. Por isso, está na hora de dar a largada em um negócio de sucesso!
Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/
Artigo originalmente pulbicado por Sambatech