Fabio Rodriguez, gerente de Infraestrutura da Chatuba, tradicional rede de materiais de construção do Rio de Janeiro, que completou 60 anos de mercado em 2022, explica que, a migração para nuvem da AWS, liberou a área de TI para investir em projetos de inovação e de crescimento dos negócios do grupo, que acaba de inaugurar sua décima loja.
Segundo Fabio, o maior benefício da adoção de nuvem da Amazon Web Services (AWS) foi possibilitar um novo foco e desafios para o time, que deixou de se preocupar com os tradicionais problemas de infraestrutura e passou a atuar em projetos de inovação e implementação de novas tecnologias, como Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outras, para impulsionar novos negócios para empresa.
Rodriguez explica que a marca, tem planos de crescimento no mercado de varejo e oportunidades no segmento atacadista, para atendimento à grandes clientes.
Migração de nuvem
Durante o planejamento da migração identificaram que a reinstalação dos softwares “legado” da empresa seria trabalhosa, pela ausência de documentação relevante.
A decisão foi migrar os servidores “as is” direto para a nuvem do modo como eles estavam, sem mexer nas aplicações legadas. “Com apoio do AWS CloudEndure Migration, virtualizamos 20 servidores em uma noite, sem interromper a operação”, enfatiza Rodriguez. “Já a migração dos bancos de dados de clientes e bases de dados de produtos foi feita aos poucos, por etapas, devido ao seu tamanho. ”
As lojas passaram a se conectar diretamente na nuvem da Amazon Web Services; “a baixa latência da AWS agilizou a operação de frente de caixa e softwares legado, em especial as aplicações client-server, que ainda se beneficiaram da maior estabilidade/disponibilidade da AWS e rede SDWAN.”
Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/
Originalmente publicado em TIInside
Serviços IT Experts – Um amplo portfólio de produtos originais de alta
tecnologia com a qualidade das melhores marcas.