BlogTécnico

Software nativo da nuvem: por que é importante?

Para aproveitar os benefícios do software nativo da nuvem, um aplicativo deve realmente ser nativo da nuvem — projetado para ser executado na nuvem, interagindo com serviços de nuvem desagregados, totalmente gerenciável como código — para oferecer os benefícios esperados.

Hoje, os próprios aplicativos estão sendo divididos em funções cada vez menores e embaladas individualmente (microsserviços), projetadas para serem executadas em arquiteturas de nuvem padronizadas.

Agora, os aplicativos podem acessar não apenas a infraestrutura em nuvem, mas dezenas, até centenas de serviços em nuvem desagregados para diversas funções comuns. Em vez de codificar instruções para lidar com coisas como dimensionamento, balanceamento de carga, recuperação e muito mais, os desenvolvedores podem simplesmente invocar serviços de nuvem pré-existentes.

A vantagem nativa da nuvem

Ao escrever e usar software nativo da nuvem, as organizações se beneficiam de:

Elasticidade: quando funções de aplicativos individuais são executadas como microsserviços desagregados, cada um em seu próprio contêiner padronizado, elas agora podem aumentar e diminuir automaticamente conforme a demanda.

Resiliência: da mesma forma, a desagregação nativa da nuvem torna os aplicativos mais tolerantes a falhas. Agora você pode aplicar serviços comuns de alta disponibilidade em nuvem a funções de aplicativos individuais. Mesmo que um contêiner falhe, todo o resto continua funcionando.

Velocidade: ao executar software em arquiteturas de nuvem padrão, usando serviços de nuvem comuns, agora você pode gerenciar recursos de aplicativos “como código”. Como resultado, os aplicativos nativos da nuvem podem estar em funcionamento em poucos minutos, em comparação com os dias ou semanas necessários para implantar e configurar aplicativos tradicionais.

Agilidade nos negócios: com tantas funções de aplicativos gerenciadas por meio dos serviços de nuvem existentes, os desenvolvedores podem escrever aplicativos nativos da nuvem de maneira muito mais rápida e econômica. Eles também podem atualizar e experimentar continuamente os recursos do software — e trazer continuamente novos recursos aos usuários — com muito menos custos e riscos.

Uma palavra final sobre Cloud Native
Os enormes ganhos em eficiência, produtividade, economia de custos e muito mais que acompanham os aplicativos nativos da nuvem são extremamente atraentes para desenvolvedores e empresas. É por isso que ouvimos tanto sobre aplicativos nativos da nuvem. Mas lembre-se, um aplicativo deve realmente ser nativo da nuvem – projetado para ser executado na nuvem, interagindo com serviços de nuvem desagregados, totalmente gerenciável como código – para oferecer esses benefícios.

Também é importante reconhecer o que o nativo da nuvem não é. Não é um aplicativo simplesmente hospedado na nuvem. É perfeitamente possível pegar um aplicativo tradicional monolítico, empacotá-lo em uma grande máquina virtual (VM) e hospedá-lo em servidores de nuvem pública. Na verdade, muitas empresas fazem isso com aplicativos legados antigos. Mas esses aplicativos não se tornaram nativos da nuvem magicamente. Eles não proporcionarão a elasticidade, a agilidade e outros benefícios de aplicativos reais nativos da nuvem. E se você realmente precisar desses atributos, poderá enfrentar um doloroso processo de refatoração para obtê-los.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/blog/

Artigo originalmente publicado em Blog Network Computing

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

Computação em Nuvem – 7 Curiosidades que você nem imagina

Quero saber mais
BlogNoticias

Modelo de gerador de imagens do Amazon Titan no Amazon Bedrock já está disponível

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Por que o Moodle é a principal Plataforma LMS para criação de cursos online?

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?