Em uma sociedade cada vez mais conectada, recomendar aplicativos para as mais diversas funcionalidades já faz parte da nossa rotina. Aplicativos para aula online, como Google Sala de Aula e outros ajudam nesse momento. Uma vez inseridos nesse contexto, por que não utilizá-los também para estender o alcance da aprendizagem?
“Muitas pessoas, no Brasil, ainda desconhecem ou têm medo de usar esses mecanismos”, afirma a educadora Maidi Terezinha Dalri, que atua com formação de docentes na área de comunicação e tecnologia. “Existem muitos recursos. A questão é a gente conseguir direcioná-los e preparar as pessoas para usarem”, afirma.
Pensando em transformar esse cenário, listamos 10 aplicativos que atendem à realidade brasileira e que podem auxiliar na interação entre educadores e estudantes, promovendo inovação, criatividade e colaboração na educação.
Confira:
1. Plickers
O Plickers é um aplicativo que incentiva a interação entre educadores e estudantes a partir da criação de quizzes digitais em tempo real. A ferramenta permite uma avaliação através da plataforma, sem demandar o download do aplicativo pelos alunos. Basta que o professor tenha o app baixado e imprima cartões de realidade aumentada que são entregues em sala de aula.
Cada estudante receberá o seu próprio cartão, e terá de manejá-lo de acordo com a resposta que escolher. O app tem um mecanismo de scanner ativado pela câmera do celular, que decodifica as respostas dos cards. É uma alternativa que permite a criação de atividades avaliativas mais dinâmicas.
2. G Suite for Education
O próprio Google oferece uma linha de aplicativos especialmente voltada para a educação. Conhecida como G-Suite for Education, essas ferramentas já vêm disponíveis gratuitamente tanto para o sistema Android quanto para iOS e podem ajudar a transformar a dinâmica da turma.
Há uma gama de recursos a serem explorados, como por exemplo o Google Classroom – Google Sala de Aula, plataforma unificada entre professores e estudantes que permite a gestão em sala de aula online, o Google Forms, criação de formulários que permite respostas e sugestões anônimas, entre outras.
3. Flipgrid
O Flipgrid funciona como uma rede social de vídeos. A ferramenta da Microsoft permite a criação de tópicos de discussão com a criação de vídeos curtos para serem compartilhados entre estudantes e professores. É considerada interessante para trabalhar o poder de síntese e de argumentação dos alunos.
Com ela, o educador tem a facilidade de publicar vídeos sobre temas relacionados à aula, orientar os alunos, solicitar que os estudantes produzam seus próprios vídeos, incentivando o debate para além da sala de aula.
4. Arts&Culture
Você provavelmente já ouviu falar do Arts&Culture, mais um destaque do Google, que ficou conhecido pela ferramenta que compara o seu rosto com uma obra de arte famosa. Para além dos memes, o aplicativo, criado em 2016, tem como finalidade permitir visitas virtuais à todos os museus e acervos do mundo.
Aliás, a atualização da selfie veio só 2 anos depois de sua criação, que tinha como objetivo principal servir como material para qualquer pessoa interessada em saber mais sobre a cultura da humanidade. Ele está disponível para sistema Android e iOS gratuitamente.
5. Kahoot!
Quizzes e games são ótimas estratégias para captar a atenção dos jovens. Por isso, a entrar na plataforma e usar o aplicativo Kahoot tornou-se uma das estratégias de aprendizado mais eficazes utilizadas em sala de aula. O uso do aplicativo é gratuito, basta inserir o “game pin” de registro, passado pelo educador.
Como se fossem apresentadores de um programa de TV, os professores lançam perguntas e os estudantes, que podem ser divididos em grupos, têm 30 segundos para responder corretamente. Pontos são distribuídos de acordo com a velocidade do clique e, ao final do jogo, é possível ver o desempenho dos grupos em um ranking.
6. LightBot
A programação tem ganhado espaço dentro do currículo escolar, e já é considerada uma competência importante para a nova geração. O LightBot, aplicativo disponível gratuitamente para Android e iOS, oferece a oportunidade de aprender a codificar através de jogos e puzzles. O objetivo é desenvolver habilidades de lógica, sequenciação e condicionais, mas sem introduzi-las como conceito, apenas contando com os aspectos lúdicos dos games.
7. Padlet
O Padlet é uma ferramenta muito útil para a elaboração de murais virtuais para a distribuição de conteúdo de diversos formatos e tipos para os estudantes. Além de ser simples de utilizar, é possível também usá-lo de forma colaborativa, permitindo que os estudantes realizem postagens para compartilhar produções digitais.
Os quadros do Padlet podem ser criados e compartilhados pelos educadores com o Google Classroom, geralmente usado para armazenar e distribuir atividades aos alunos.
O aplicativo pode ser utilizado em computadores, no Kindle e em celulares Android e iPhone (iOS) nas versões gratuita e premium.
8. SDG
O SDG apresenta formato e objetivo diferente dos demais aplicativos citados nessa lista. Ele reúne todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fixados pela ONU, explica as metas para cada um e sugere locais de ação, de acordo com a sua localização geográfica, para ajudar a colocá-las em prática.
Apesar de o SDG não ser um aplicativo que efetivamente promova a interação em sala de aula, ele pode ser aproveitado para uma série de atividades e ações em conjunto na escola, envolvendo os estudantes com temas de responsabilidade social e ambiental.
9. Recap
O Recap é uma plataforma unificada, em que alunos e professores podem aprofundar os debates sobre questões utilizando recursos multimídia. As ferramentas disponibilizadas por esse aplicativo permitem que os pais também possam acompanhar a trajetória de aprendizado de seus filhos. Por outro lado, exige que os estudantes façam o download em seus próprios aparelhos, o que nem sempre garante a inclusão de toda a turma.
10. Semper
Ao contrário dos outros aplicativos listados, a proposta do Semper é estender a motivação do estudante para além da sala de aula. Uma vez feito o download, toda vez que o usuário quiser desbloquear o telefone, terá de responder a uma questão didática corretamente.
Há a opção de configurar o tipo de questão de maior domínio (as opções vão desde raciocínio lógico até conhecimentos em idiomas). Com uma interface fácil de acessar, o aplicativo incentiva o contato do usuário com os exercícios de uma maneira divertida.
Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/
Originalmente publicado em Vivo