A nova oportunidade de empreendimento, altamente atrativa e que tem demonstrado um intenso crescimento nos últimos anos: esse é o conceito do ensino a distância. Conheça a seguir, cinco motivos para investir no mercado de EAD:
AUMENTO DE ALUNOS
Os dados da 10ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, que tem como base os números do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mostram que o ensino a distância é uma tendência no Brasil e que somente nos últimos nove anos, o número de alunos EAD cresceu 145%.
Entre 2017 e 2018, o aumento foi de 16,9%, enquanto as modalidades presenciais tiveram uma queda de 2,1%. Mesmo com esse aumento, o setor do ensino superior ainda é deficitário no Brasil, atendendo apenas 15,3% da população, valor bem distante dos índices educacionais dos países que promovem equidade social. Com isso, fica evidente que, além da forte tendência educacional do EAD, o acesso à educação ainda tem muito espaço para crescer.
PRODUÇÃO DE CURSOS MAIS BARATA
Economistas estimam um aumento no número de desempregados no país e uma retração abrupta na economia nacional brasileira. Trocando em miúdos, significa menos poder de compra das famílias, ou mais claramente, menos dinheiro no bolso do trabalhador. No entanto, a competitividade do mercado profissional, deve continuar forte, podendo inclusive se intensificar.
Nesse contexto, a busca por conhecimento de qualidade e com preços acessíveis tende a aumentar. Diante desse cenário, um diferencial altamente positivo do EAD é o valor dos cursos, que são consideravelmente mais baratos que os cursos presenciais. Isso significa também que os custos de produção são menores.
ENTRADA EM NOVOS MERCADOS
Infelizmente, o Brasil é um país de conhecida desigualdade social e possui cidades sem a mínima estrutura para suportar uma faculdade presencial de qualidade. Nesse sentido, o EAD surge como uma ferramenta de democratização do ensino, atingindo as regiões mais afastadas dos grandes centros e oportunizando possibilidades de transformação para milhares de pessoas. Da perspectiva do empresário, gestor do Polo de Apoio Presencial (sede de apoio para os alunos da modalidade EAD), além da ajuda social, o profissional tem a possibilidade de obter retorno financeiro em uma área com pouca, ou nenhuma concorrência.
MENOR INVESTIMENTO
Ao contrário de outros negócios, a abertura de um Polo de Apoio Presencial relacionado ao mercado EAD tem um custo consideravelmente baixo, pois não é preciso uma grande estrutura ou um alto número de contratação de profissionais. Além disso, o empreendedor conta com toda a expertise da Uninter com suporte para ações comerciais e de marketing, além de uma plataforma online altamente interativa e vídeo aulas profissionais gravadas por professores mestres e doutores da instituição.
MENOS CANCELAMENTOS
A realidade atual do jovem médio brasileiro envolve inúmeras atividades diárias, sejam elas por opção ou necessidade. Em um país em que a maioria da sua população integra as camadas sociais mais baixas, é quase que um imperativo a necessidade de trabalhar desde cedo, tendo que conciliar o trabalho com os estudos. Nesse sentido, a flexibilidade que o EAD proporciona facilita a organização diária de cada um e contribui para que a jornada de aprendizado seja mais prazerosa, proveitosa e com menos trancamentos de matrícula. Da perspectiva do empresário, isso significa uma diminuição da perda financeira e menos instabilidade no caixa da empresa.
Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/
Originalmente publicado em Uninter