Com o passar dos anos, o avanço tecnológico trouxe uma série de recursos e possiblidades no nosso dia a dia. No âmbito escolar, o processo de ensino e aprendizagem também teve grandes mudanças; e o uso de uma tecnologia educacional relevante combinado com métodos alternativos, como a sala de aula invertida, pode ser uma boa solução para atender demandas, hábitos, comportamento e realidade das novas gerações.
Hoje em dia, para conseguir um bom engajamento dos alunos é preciso inovar, inserir tecnologia no plano de aula e transformar os meios tecnológicos mais usados pelos estudantes a favor do conteúdo proposto. É justamente neste ponto que a sala de aula invertida se torna uma alternativa relevante. Se você quer saber o que é, como funciona e quais benefícios este modelo pode trazer na prática é só continuar lendo esse post!
Se no modelo tradicional o professor em uma aula expositiva explica a matéria no quadro para que depois os alunos façam, sozinhos, a lição de casa, a sala de aula invertida (do inglês, flipped classroom) significa a inversão desta lógica: primeiro o aluno faz a internalização dos conceitos essenciais antes de aula e depois, junto à turma, discute os conhecimentos adquiridos e tira possíveis dúvidas de conteúdo com a ajuda e orientação do professor.
Na sala de aula invertida o foco principal é no aluno. Sendo assim, é possível considerar inclusive as preferências da nova geração e propor que o primeiro contato com o conteúdo, estudado previamente à distância, seja feito por meio do uso de de materiais digitais, como: videoaulas, games, podcasts, pesquisas, textos, fóruns etc.
Em sala de aula o conteúdo introdutório é aprofundado e discutido entre os colegas, e mais adiante, com o conhecimento pleno do tema, o professor traz assuntos complementares, desenvolve projetos específicos, atividades em grupo e claro, age como um aliado, um curador e um guia fundamental no processo de aprendizagem.
Quer saber mais sobre o uso da tecnologia em sala de aula? Leia o nosso super post , entenda o que muda no papel do professor e saiba tudo sobre o assunto!
O modelo de sala de aula invertida é capaz de propor abordagens inovadoras, que tornam a aprendizagem muito mais envolvente, prática e significativa. Além disso, as características deste método alternativo também possibilitam maior tempo e espaço para desenvolver habilidades diversas: a autonomia, a capacidade na resolução de problemas, o senso crítico, a colaboração e a criatividade.
Sob o ponto de vista do aluno, uma das vantagens mais atrativas na sala de aula invertida é a de que ele se torna um agente muito mais ativo e responsável pelo próprio aprendizado. Ao estudar previamente o tema proposto, o aluno se organiza melhor, controla seu tempo e tem autonomia para seguir seu ritmo e escolher o formato que julga ter mais facilidade para assimilar o conteúdo proposto.
Outra vantagem de adotar esse modelo é a otimização do tempo. No método tradicional, ao expor um conteúdo novo o professor gasta boa parte do tempo tirando dúvidas e sofrendo interrupções que, muitas vezes, fazem com que a aula não renda tanto quanto poderia. Já no modelo de sala de aula invertida, como os alunos já tiveram um contato prévio com o conteúdo antes da aula, surgem menos dúvidas e há a possibilidade de se trabalhar o conteúdo com mais rapidez e profundidade.
Como na sala de aula invertida o aluno estuda previamente o conteúdo e chega muito mais preparado, um dos benefícios mais importantes desse método é, sem dúvidas, a possibilidade de promover debates mais ricos e produtivos em sala de aula e, ao invés de gastar mais tempo com conceitos teóricos, conseguir discutir a aplicabilidade desses conceitos em situações reais e práticas.
Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/
Originalmente publicado em:https://sae.digital/sala-de-aula-invertida/