Este artigo visa ampliar o conhecimento da implementação da tecnologia em nuvem, o que pode abrir as portas para a evolução necessária e rápido crescimento no mercado de e-Learning.
Os aplicativos de e-Learning e as empresas de EdTech são as seções em expansão do mercado de serviços, após os frequentes bloqueios implementados pelos governos devido à pandemia.
Essas soluções de software e seus provedores de serviços estão ganhando terreno no setor educacional de escolas, faculdades e universidades. A tecnologia mais importante que facilitou o e-Learning nos últimos tempos é a plataforma de computação em nuvem.
Seu recurso altamente escalável, acessibilidade onipresente, processamento de dados notável e implantação de segurança viável tornaram este serviço um player de primeira linha no mercado. Esta tem sido a razão pela qual foi amplamente adotada por provedores de serviços de educação e provedores de soluções de TI para universidades.
Entre os inúmeros benefícios dos serviços em nuvem, algumas vantagens notáveis e competitivas fortalecem especialmente o setor de educação. Então, vamos analisá-los:
O benefício mais significativo que as plataformas de computação em nuvem trazem para o setor educacional é permitir que os alunos permaneçam independentes da infraestrutura física.
Aulas digitais e sessões de aprendizado bem estruturadas são suficientes para compensar livros didáticos, bibliotecas físicas e implantação direta de aprendizado.
Além disso, o aprendizado digital oferece acessibilidade onipresente que permite que os alunos tenham acesso a portais de aprendizado e bibliotecas virtuais e participem de aulas on-line a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Assim, as plataformas baseadas em nuvem têm se destacado no mercado de e-Learning e educação digital.
Uma empresa de tecnologia educacional baseada em nuvem (EdTech) pode se integrar aos dados e analisar as preferências de alunos e clientes, resultando na implantação de soluções personalizadas de e-Learning e amostras de estudo.
Isso permite que as empresas de tecnologia educacional garantam um maior retorno sobre o investimento e uma ampla margem de lucro.
Como os recursos de computação em nuvem alimentam os dados, é bastante compreensível que o desempenho do servidor seja comparativamente alto e escalável. Isso facilita a carga de trabalho dos tutores e estabelece um processo de autoaprendizagem, tornando o sistema educacional confiável, robusto e resiliente.
A segurança é vital para o sucesso no setor de e-Learning. O compartilhamento avançado de dados com uma interface de alta tecnologia e fácil de usar elimina as preocupações de segurança de dados em todo o sistema.
Ele erradica a perda de informações e garante o fluxo seguro de dados com uma experiência de usuário perfeita em todos os pontos de contato do ambiente de negócios.
Quando o fluxo de dados é alto em massa e volume, uma estratégia baseada em nuvem gerencia convencionalmente ataques externos e ransomware em toda a operação com monitoramento, supervisão e análise constantes.
O que poderia ser melhor do que pagar de acordo com o número de serviços que você está usando?
Isso traz flexibilidade ao serviço, pois diferentes escolas, faculdades e universidades precisam usar o serviço para atender a diferentes demandas e requisitos. Como tudo é facilitado dentro da nuvem, quase não há exigência de que as faculdades comprem e mantenham sua própria estrutura de TI.
Isso é indispensável durante um período de mudança e vulnerabilidade, pois dá adaptabilidade e tempo para o desenvolvimento de planos, enquanto a organização paga apenas pelo serviço que utiliza.
Nessa linha, faculdades e fundações podem usar serviços de nuvem automatizados para rastrear seus objetivos de maneira confiável e rápida, enquanto ainda monitoram o progresso de P&D.
Nos dias de hoje, a educação depende da confiabilidade das atualizações e novos dados e informações. “Quanto maior a disponibilidade e o fluxo das informações mais recentes, melhor será a funcionalidade do processo de e-Learning e melhor será a capacidade de tomada de decisão das empresas de e-Learning.
Os tutores e facilitadores também podem incorporar treinamento no trabalho com um ecossistema funcional, colaborativo e integrado implantado na nuvem.
A tecnologia em nuvem está transformando incansavelmente a maneira como alunos e professores colaboram entre si.
Seja videoconferência, compartilhamento de documentos ou sessões de tutoriais, os sistemas baseados em nuvem trouxeram uma transformação completa e facilitaram o crescimento impulsionado pela inovação para o setor de educação.
Impulsionados pelo processamento automatizado de informações, buscando novos insights de negócios acionáveis e ampliando as oportunidades para uma tremenda produtividade e crescimento circular, os serviços baseados em nuvem são uma benção para organizações educacionais que desejam crescer.
Uma pesquisa de 2021 do Gartner CIO analisando as perspectivas do ensino superior disse que o envolvimento digital no ensino superior, escolas e universidades acelerou a adoção de novas tecnologias, produtos, soluções e serviços nesse mercado.
A introdução do aprendizado orientado à nuvem é apenas o começo dessa revolução, e podemos testemunhar a inovação de novas tecnologias, como análise avançada, IoT e dimensionamento automatizado de aplicativos.
Esses fatos afirmam que as tecnologias de computação em nuvem facilitam a prosperidade crescente e maior retorno sobre o investimento. Portanto, tornou-se imperativo e vital para as empresas de EdTech e organizações educacionais relacionadas aproveitar a tecnologia de computação em nuvem.
Hoje, existem inúmeros gigantes da tecnologia no mercado que capacitam as empresas de EdTech com serviços em nuvem. A pandemia do COVID-19 trouxe uma tremenda mudança na entrega e implantação do aprendizado on-line e da educação digital.
Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!
Originalmente publicado em: https://elearningindustry.com/how-cloud-technology-is-advancing-the-elearning-industry-in-2022-and-beyond